Pular para o conteúdo principal

Kaza oferece saúde, energia com produtos nutritivos por natureza

Melado – Alimento e Remédio


 Na fabricação do açúcar o processo de cristalização e purificação consiste na retirada do melado , extraído, leva consigo também as “verdadeiras virtudes” da cana, sais minerais e vitaminas.
O açúcar branco, portanto, não contém esses elementos nutritivos, sendo desnaturalizado, desvitaminado e desmineralizado.
O melado conserva os sais minerais como cálcio e ferro, além de vitaminas, principalmente do grupo “B”.
Como no Brasil o povo usa muito DOCE, quer no café, sobremesas , bolos, sucos, há grande importância do retorno do uso do melado, rapadura e açúcar mascavo, como duplo componente de interesse alimentar e econômico.
Além dos valores alimentícios do MELADO, o agrônomo Rui Gripp faz menção de um curioso fato:
  • Seu velho amigo e fazendeiro - Chalé (MG), o Sr. Manuel, pai de duas meninas, vivia sempre às voltas com a má saúde de uma das filhas.
      Percorreu, sem êxito, médicos da região, resolveu levar a filha até Belo Horizonte num especialista. Os pais ficaram surpresos quando o médico informou a receita - nenhuma só gota de remédio, somente o MELADO.
      Surpreso e intrigado, o casal resolveu, assim mesmo, acreditar no médico e voltar da capital, sem nenhum remédio de farmácia na bolsa…
      Com o uso continuado do Melado, nas refeições, a menina restabeleceu a saúde, hoje é casada e tem filhos.
Na cabeceira do Rio José Pedro, o agricultor Mercionil declarou que Dr. João (antigo médico de Manhumirim-MG), sempre dizia:
    - Quer sarar do fígado?
    - É só comer após o almoço, boa pratada de MELADO COM ANGU.
    Em princípio, a ideia de um “prato bravo e pesado”, porém o Sr. Mercionil o apreciava.
    O mais importante é que ele sarou do fígado…
Ruy, ao passar por Chalé, noutra vez, visitou o Manoel e confirmou direitinho o bom resultado.
D. Irandina, esposa do Manuel, confirmou tudo acrescentou:
1- A menina sofria dos nervos, rangia os dentes à noite e não possuía tato suficiente para pegar objetos;
2- O nome do remédio (MELADO) veio escrito na folha do bloco de receitas daquele médico de Belo Horizonte.
Ainda em Chalé, Ruy encontrou o Sr. Ciro Cuca, conhecido fabricante de melado.
Este lhe afirmou que grandes fregueses do seu produto são dois médicos: Dr. Moacir e Dr.Calil, e que este último havia curado uma menina anêmica somente com melado.
Seguindo sua jornada, o agrônomo esteve no sítio do Sr. Adelávio (Córrego do Ouro, em Manhumirim-MG) e aproveitou para falar do melado a todo o pessoal ali reunido.
Sr. Adelávio foi tratar das vistas em Caratinga (com Dr. Bandeira, já falecido), aquele médico indicou-lhe o uso do melado, dizendo ser ótimo para as vistas. (o melado não é para ser pingado nos olhos e sim, para ser comido no prato, com angu, farinha, inhame, etc.).
Em Durandé (Manhumirim), Sr. Horácio fez um relato do acontecimento na propriedade do Sr. José Emerick:
- Uma família muito pobre foi morar lá, Todos estavam opilados, amarelos e fracos.
O serviço deles foi no engenho e no tacho de fabricação de melado.
Dentro de poucos meses todos se espantaram com a pronta recuperação dos membros da família.
Indiscutivelmente foi o intenso uso dos subprodutos da cana, em forma de puxa, melado, rapas de tacha e da própria garapa, que promoveu tão acentuada recuperação na saúde daquela família.
O Sr. Horácio disse que naquela ocasião este fato ficou marcado com “fato histórico” em toda essa região.


Mas, não é somente para GENTE que o MELADO é bom.
Perto de Lajinha, o fazendeiro Newton Gomes, afirmou que sempre cura animais aguados (cavalos e muares) somente com melado e fubá – tradicional remédio em toda a região, fortalece e assenta o pelo do animal.
Os nomes e os locais acima citados, comprovam seja com recomendação médica ou mesmo empiricamente, o uso do melado é eficiente na cura de doenças dos nervos, do fígado, das vistas, de anemia, etc., além de sua utilidade vantajosa no tratamento de animais…
VOLTA AO NATURAL – Existe hoje uma grande onda contra a poluição, visando a volta ao verde, à defesa da ecologia, como também ao consumo de alimentos naturais.
Use o Melado por três simples motivos:
1- É alimento ao mesmo tempo Remédio
2- Baixo custo em relação ao ganho
3- Pela disponibilidade dado ao clima de nosso país
CONCLUSÕES –
1- Comprovado - Melado é muito bom, tanto para gente como para animais.
2- Utilizado como remédio, o melado tem custo desprezível, quando comparado ao preço de receitas médicas e os produtos farmacêuticos. Portanto, é econômico.
3- Além de remédio, Melado é ótimo e gostoso alimento







Coma mais melaço e evite os cabelos brancos

O melado de cana, rico em cobre para o seu cabelo

Entre as suas propriedades se encontra a de ser muito bom para o cabelo, sobretudo para evitar os cabelos brancos.


Você tem problemas com os cabelos brancos?
Precisa nutrir um pouco mais o seu cabelo para que esteja bem firme?
Quer que cresça mais?
MELADO!
Tudo se baseia, principalmente, no rico conteúdo de cobre.
Este é o mineral por excelência que ajuda o cabelo, mais saudável, mais jovem, mais renovado e sim, também mais colorido.
O mais comum é consumir o melaço para que os nutrientes cheguem ao cabelo por via interna.
Você pode comer numa colher,com frutas, cereais iogurte, queijo, adoçar chá , café.

O USO DO MELADO DEVE SER CONTINUADO, NÃO SE TOMA UMA ÚNICA VEZ, SEU EFEITO SEM CONTRA INDICAÇÕES DEPENDE DA PACIÊNCIA E HÁBITO.
PODERÁ SER APLICADO NO CAABELO, APÓS UM TEMPO, ENXAGUAR E O RESULTADO O SURPREENDERÁ!






















Texto de Ruy Gripp em blog de domínio púbico
Produto natural comercializado por KAZA DU KEJO desde 1981

artesanal poduzido em escala doméstica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A KAZA DU KEJO® CONTINUA NO MESMO PROPÓSITO E TE AGUARDA

 DESDE 1981 KAZA DU KEJO®  PRESERVA PUREZA COM QUALIDADE. Após tantos anos e incontáveis situações que levam as pessoas irem e virem, literalmente nesta estrada e pela vida afora, reencontros são momentos de muita Alegria!. A Pureza e Qualidade muito além dos produtos está nestes relacionamentos. Clientes Amigos que ao retornarem têm suas histórias e motivos da ausência, ao relembrar dão conta do prestigio tão fundamental e renovador. Há uma maxima que sempre dizemos aqui na Kaza: Amigo é aquele em que mesmo tendo passado anos, ao reencontro, é como se tivéssemos estado juntos no dia anterior.  Este post tem o singelo objetivo de homenagear cada um que passou ou ainda tem estado conosco. Grande abraço Gerson & Família TRANSLATE with x English Arabic Hebrew Polish Bulgarian Hindi Portuguese Catalan Hmong Daw Romanian Chinese Simplified Hungarian Russian Chinese Traditional Indonesian Slovak Czech Italian Slovenian Danish Japanese Spanish Dutch Klingon Swed

#vemprakazadukejo -

 #vemprakazadukejo - hashtag que utilizada no Instagram para convidar as pessoas conhecerem a KAZA DU KEJO. Muito antes em 1981 quando o casal Gerson & Ana se estabeleceu como loja de Queijos e Cia, se propagou a Pureza com Qualidade que ofereciam. Voltando mais no tempo, o garotinho Gerson, 9 a 10 anos de idade empunhava a cestinha de taquara confeccionada pelo avô paterno (exímio artesão), vendendo as cocadinhas brancas cristalizadas feitas pela mamãe - Dona Maria Ferraz. A arte presente em todos aspectos, continuou e se uniu com da dedicada Ana, esposa que bem cedo trabalhara na fabrica de calçados do papai no Paraná. Família formada, empenho amor e dedicação tem sido a marca, quando filhos ombreiam a causa do Servir. Mais de 4 décadas, resume-se em Experiência. KAZA DU KEJO é  Kaza familiar para receber a sua Família. Seja Bem vindo!               Na cestinha, Gerson (1967)vendia as cocadinhas cristalizadas feitas pela mamãe.               Suas clientes, após anos, foram as pri

HISTÓRIA DA KAZA - REEDIÇÃO

A história da Kaza recontada a cada instante. Nos últimos anos tem sido comum os relatos dos Clientes Amigos e sua relação com a Kaza. Mesmo em uma única visita os clientes  são Amigos. Graças a cada um, há bom desfecho desta história. A intensão de postar estas imagens é trazer à memória pessoas e alguns fatos, além de homenagear a todos através delas . Se você tem algum relato, fotos,vídeos, embalagem ou impresso antigo da kaza por gentileza comente e nos envie, teremos imensa satisfação e prazer em postar.         ENVIE FOTOS E SEUS RELATOS PARA O EMAIL                                                             contato@kazadukejo.com Rogério toda vez fala da Kaza para a Michele! Há algum tempo não temos postado neste arquivo, mas os Clientes Amigos continuam nos surpreendendo e prestigiando, sobretudo com seus relatos. Rogério veio agora, adulto com sua companheira Michele, por sinal muito simpáticos. Ela relatou que toda vez que passam na rodovia , o Rogério come