Pular para o conteúdo principal

O Antigo e bom latão de leite

O Antigo e bom latão de leite.

Pelas madrugadas frias o camponês vai no retiro do precioso liquido de suas vacas, carinhosamente chamadas por seus nomes. Após a lida, são enchidos os recipientes mais adequados para o transporte - LATÕES DE LEITE. Confeccionados com metal apropriado e resistente.

Poucos há que saibam que são levados com muito cuidado e deixados à entrada da fazenda, onde em seguida é recolhido pelos pequenos caminhões que fazem a *linha de leite. Este por sua vez acorda muito  mais cedo pelas 3/4 hs, dependendo da distancia total da linha, as vezes algumas centenas de kilometros. Enquanto o vasilhame aguarda ali próximo da porteira ou à beira do campo, é possível aos passantes observarem, porém ninguém os toca, dado ao respeito e qualidade que precisa ser preservada.

Esta prática é milenar e no Brasil desde que se iniciou o fabrico de laticínios. A ideia que prevalece no meio urbano é que existam enormes carretas, mas isso é apenas nas fazendas gigantes com estrutura industrial. Uma outra história !

Quando se trata de produto artesanal, Orgânico, o leite é visto como um bem mui precioso e sagrado.
O rigor e zelo independem de controles de qualidade externos,(embora hajam), * o próprio  camponês tem plena consciência de que precisa cuidar de seu *ouro liquido* donde provém seu sustento e pelo qual sobrevive a arte recebida de pai para filho no trato com o leite.

Ao final da viagem que nunca excede  o subir do sol, em que a temperatura comprometa a qualidade do leite, a rigor  funciona de forma sincronizada (Ciência e arte do Homem do Campo), os artesãos Queijeiros entram em ação para a próxima etapa. Examinando cada latão, direcionam conforme critérios muito rígidos e análise em mini laboratório, para então somarem aos demais de outras fazendas, ser processado e transformado em tipos de queijo.

O latões então imediatamente são lavados no vapor com produtos específicos que irão higieniza-los de tal modo que na madrugada seguinte possam serem reutilizados.
Se essa operação for efetuada de maneira menos atenta, comprometerá o leite seguinte com prejuízos ás partes.

O Latão é fundamental na cadeia produtiva.

A Kaza desde 1981 oferece Pureza com qualidade que brotam no mais rudimentar serviço no campo e chega à sua mesa e a cada passo ganha sabor e valor nutritivo. Não basta introduzir um *teco de queijo na boca, engolindo-o de imediato.

Isso é um esperdício!
Ao apreciador, foi dado todo o privilégio *DO GRAND FINALE*!

É o Ápice da arte e bom gosto, quando tudo se soma  -Aroma - Nutrição, sem se contar os momentos a que se destinam tais eventos -Banquetes e comemorações. Ainda que seja o comemorar a Vida, um dia a mais com Gratidão à Deus.

Gerson G Machado​


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A KAZA DU KEJO® CONTINUA NO MESMO PROPÓSITO E TE AGUARDA

 DESDE 1981 KAZA DU KEJO®  PRESERVA PUREZA COM QUALIDADE. Após tantos anos e incontáveis situações que levam as pessoas irem e virem, literalmente nesta estrada e pela vida afora, reencontros são momentos de muita Alegria!. A Pureza e Qualidade muito além dos produtos está nestes relacionamentos. Clientes Amigos que ao retornarem têm suas histórias e motivos da ausência, ao relembrar dão conta do prestigio tão fundamental e renovador. Há uma maxima que sempre dizemos aqui na Kaza: Amigo é aquele em que mesmo tendo passado anos, ao reencontro, é como se tivéssemos estado juntos no dia anterior.  Este post tem o singelo objetivo de homenagear cada um que passou ou ainda tem estado conosco. Grande abraço Gerson & Família TRANSLATE with x English Arabic Hebrew Polish Bulgarian Hindi Portuguese Catalan Hmong Daw Romanian Chinese Simplified Hungarian Russian Chinese Traditional Indonesian Slovak Czech Italian Slovenian Danish Japanese Spanish Dutch Klingon Swed

#vemprakazadukejo -

 #vemprakazadukejo - hashtag que utilizada no Instagram para convidar as pessoas conhecerem a KAZA DU KEJO. Muito antes em 1981 quando o casal Gerson & Ana se estabeleceu como loja de Queijos e Cia, se propagou a Pureza com Qualidade que ofereciam. Voltando mais no tempo, o garotinho Gerson, 9 a 10 anos de idade empunhava a cestinha de taquara confeccionada pelo avô paterno (exímio artesão), vendendo as cocadinhas brancas cristalizadas feitas pela mamãe - Dona Maria Ferraz. A arte presente em todos aspectos, continuou e se uniu com da dedicada Ana, esposa que bem cedo trabalhara na fabrica de calçados do papai no Paraná. Família formada, empenho amor e dedicação tem sido a marca, quando filhos ombreiam a causa do Servir. Mais de 4 décadas, resume-se em Experiência. KAZA DU KEJO é  Kaza familiar para receber a sua Família. Seja Bem vindo!               Na cestinha, Gerson (1967)vendia as cocadinhas cristalizadas feitas pela mamãe.               Suas clientes, após anos, foram as pri

HISTÓRIA DA KAZA - REEDIÇÃO

A história da Kaza recontada a cada instante. Nos últimos anos tem sido comum os relatos dos Clientes Amigos e sua relação com a Kaza. Mesmo em uma única visita os clientes  são Amigos. Graças a cada um, há bom desfecho desta história. A intensão de postar estas imagens é trazer à memória pessoas e alguns fatos, além de homenagear a todos através delas . Se você tem algum relato, fotos,vídeos, embalagem ou impresso antigo da kaza por gentileza comente e nos envie, teremos imensa satisfação e prazer em postar.         ENVIE FOTOS E SEUS RELATOS PARA O EMAIL                                                             contato@kazadukejo.com Rogério toda vez fala da Kaza para a Michele! Há algum tempo não temos postado neste arquivo, mas os Clientes Amigos continuam nos surpreendendo e prestigiando, sobretudo com seus relatos. Rogério veio agora, adulto com sua companheira Michele, por sinal muito simpáticos. Ela relatou que toda vez que passam na rodovia , o Rogério come